domingo, 17 de outubro de 2010

Ekoparty 2010 - Parte II - Dinheiro



Uma parte importante de qualquer viagem internacional é programar direitinho os gastos e pensar bem sobre câmbio, assim não se perde muito dinheiro....



Antes de viajar

Procurei comprar pesos antes de viajar, mas, não sei se não procurei direito, até porque não tive muito tempo, mas não encontrei pesos para comprar no Brasil.

Outra coisa importante foi ir a uma agência do Banco do Brasil (meu banco atual) e pedir a habilitação da função internacional dos dois cartões (Visa e MasterCard).



Bancos



Reza a lenda que existe agência do Banco do Brasil em Buenos Aires, eu não achei!
A dona deste blog diz que já existiu, eu até cheguei a ir ao endereço e perguntar, me disseram que havia mudado de lugar, mas não consegui encontrar.

Fora o Banco do Brasil, havia o HSBC (que não é Brasileiro, mas bastante forte no país) e o Banco brasileiro mais presente era o Itaú, pelo menos cheguei a ver mais de uma agência.



Câmbio




Como levei alguns reais no bolso, troquei em duas casas diferentes de câmbio, mas achei ruins as taxas.
A casa de câmbio do aeroporto tinha taxa de R$ 1,00 x ARS$1,83 e a casa de câmbio do Shopping tinha taxa de R$ 1,00 x ARS$ 1,91.

Com o cartão de débito do Banco do Brasil, com a função internacional previamente habilitada em qualquer agência, pude sacar pesos diretamente nos caixas do "Banco Industrial" e do "Banco de la Nación Argentina".

Esta eu acho que foi a melhor alternativa, apesar da taxa de ARS$15,00 , ainda foi a melhor taxa de câmbio, de mais de ARS$2,00 por REAL.

Lógico que a taxa fica melhor se o valor sacado for maior. Mas isso também tem limite:
ARS$ 300,00 para MasterCard e ARS$ 500,00 para Visa



Compras


Com o cartão do BB pude ainda fazer compras no débito normalmente como faria nas lojas no Brasil, mas é importante lembrar que são poucas as lojas que tem maquininha de cartão, então, não é porque a função internacional está habilitada que pode-se esquecer do velho e bom "papel moeda".







Conselho de Utilidade Pública

Uma coisa interessante que recebi em todas as casas de câmbio foi um folheto do tipo do abaixo:






















Que, por acaso é realmente um ótimo conselho, porque muitos dos Taxistas são sacanas, pelo menos um amigo foi ludibriado, e eu não fui porque estava muito esperto!



Golpes

Aparentemente não fomos os únicos, ouvimos diversas histórias de turistas,que passaram por situações semelhantes, e conselhos de nativos dizendo que realmente os turistas são alvo desse tipo de gente, então, olho aberto!

 


Golpe que meu amigo sofreu:

A corrida deu algo em torno de 200 pesos, meu colega deu 2 notas de 100 pesos e ficou esperando o troco, quando ele olhou para o taxista este estava esperando com 2 notas de 10 pesos na mão, dizendo que ele tinha dado só isso e que estava esperando que ele pagasse o resto. Esse amigo, como é muito desligado, não se tocou do golpe e acabou pagando 2 vezes..... :-/



Golpe que eu quase sofri:

A corrida deu também algo em torno de 200 pesos (o aeroporto é longe pacas do centro da cidade), eu dei 2 notas de 100 pesos e mais alguns trocados, mas como sou muito ligado com dinheiro, havia prestado bastante atenção às notas.

O taxista me olha com a maior cara de pau e diz que as duas notas de 100 que ele está segurando na mão "não são boas".

Eu as pedi para verificar e na hora percebi a jogada, as notas eram descaradamente falsas, daquelas impressas em papel comum, brilhante, não rugoso como as de notas.
Nessa hora eu fui firme e respondi ao taxista que aquelas não foram as que lhe havia dado.
Ele resmungou pra caramba, mas "aceitou" ficar com as notas falsas....

2 comentários:

  1. Fala conrado, a melhor opcao na minha opiniao levando em conta q tu é correntista do BB é tirar dinheiro do ATM do Banco Patagonia (o BB comprou ele recentemente) pois nao te cobram aqueles 15 pesos q o Banco Nación cobra. Outra dica é levar dolares e troca-los ao chegar no aeroporto de Ezeiza na filial do Banco Nación, ele sempre paga bem a mais...
    Fica a dica pra proxima!

    ResponderExcluir
  2. Também não fazia idéia dessa compra do Banco do Brasil.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir